top of page

Embarque e Banheiro do Avião


Olá Pessoal!

Este segundo post é a continuação sobre o planejamento da viagem de avião. Irei escrever sobre o processo de embarque, desembarque e sobre o banheiro do avião (que gera muita dúvida!).

Vamos lá...

  1. Embarque: Geralmente você ficará na sua cadeira de rodas até a porta do avião. Existe três possibilidade para entrar no avião a partir do momento em que você está na sala de embarque:

  • A primeira é embarcar utilizando o Finger. Ele é uma estrutura fixa que sai da sala de embarque até a porta do avião através de rampas que são totalmente acessíveis;

Caso o aeroporto não possua o finger (no caso de aeroportos menores), ou seu voo for acontecer numa área do aeroporto que não utilizará o finger (acontece bastante, pois são vários voos saindo por hora e não tem lugar pra todos no finger), você utilizará o Ambulift que é um carro que tem um elevador. Você entrará neste elevador que subirá até a altura da porta do avião e você poderá embarcar tranquilamente. Eles utilizam este elevador também pra quem precisa de maca;

  • A terceira e última, é quando não tem nenhuma das opções anteriores. Neste caso eles (pessoal da Cia aérea) terão que carregá-lo escada acima na cadeira de transbordo, ou em sua própria cadeira.

A partir do momento que você chega à porta do avião, eles te transferiram para a cadeira de transbordo (que é uma cadeira bem estreita e que facilita a passagem até seu assento, pois o corredor do avião é bem estreito) e te levarão até o assento que fora reservado para você (geralmente na primeira fileira da sua classe de serviço).

Tranquilo, né? rs

2. Banheiro:

Uma das maiores preocupações nesta última viagem aos Estados Unidos era a utilização do banheiro, pois eram 09 horas de viagem no total. E até então só tínhamos viajado no máximo 04 horas (sem utilizar o banheiro). E como sabíamos que o banheiro do avião é bem bem BEM pequeno ficamos preocupados. Então pensamos nas seguintes alternativas:

  • Fazer na cadeira mesmo, com seu acompanhante fazendo cabaninha com o cobertor que a cia aérea oferece e urinar num potinho/saquinho/garrafinha por exemplo;

  • Ir até o banheiro na cadeira de transbordo e se houver um banheiro da classe executiva solicitar para utilizá-lo ou no banheiro da econômica mesmo, porém a cadeira não entra por completo, portanto os comissários farão o bloqueio de passagem para que você tenha alguma privacidade. Lembrando que na ida utilizamos o banheiro da classe executiva e deu muito certo (Era um Boeing 777 da American Airlines) e na volta tivemos que usar o banheiro da classe econômica pois era uma aeronave mais antiga e não tinha o banheiro da classe executiva (Era um Boeing 767).

Banheiro Classe Executiva

Banheiro Classe Econômica

3. Desembarque:

Você seguirá o mesmo procedimento do embarque (ao contrário), a não ser que o aeroporto de desembarque tenha infraestrutura diferente daquele do embarque. Tenha cuidado com sua cadeira motorizada, o que faço geralmente é retirar o controle, pois eles não têm cuidado e já ouvi vários relatos que os controles são quebrados.

Geralmente há um pessoal específico para recebê-lo e auxiliar no transporte de sua bagagem até a saída.

Quando vocês forem pegar a bagagem, atenção: Nos Estados Unidos aqueles carrinhos que a gente usa pra transportar a bagagem são pagos!!! Foram USD 5,00 e como eu precisava dele pra poder levar tudo, não teve jeito...então se puder já deixe desde o Brasil um din din guardado no bolso pra isso.

Uma outra dica super importante é pra quem for levar outra cadeira, ou no nosso caso que levamos a de banho, ela não fica na esteira de bagagens normal (aqueles que ficam rodando), elas ficam em um canto bem escondido pra ninguém ver (rsrs brincadeira – tivemos dificuldade para encontrar!) que é exclusivo para bagagens frágeis ou que sejam grandes.

Até que foi tranquila a viagem, não acham?

Espero ter ajudado vocês.... Se tiverem alguma dúvida, por favor, comentem!

Beijo a todos e até a próxima!

bottom of page